Women are Heroes

“Em tempos de paz, mulheres são discriminadas. Em tempos de guerra, elas são o alvo.”

Bastante impressionado com as situações de conflito nas áreas mais pobres e violentas do mundo, o fotógrafo francês JR decidiu conhecer de perto e documentar a vida de grupos de mulheres incrivelmente corajosas e tornar público suas histórias horrendas, além da indescritível capacidade de luta e superação que habita cada uma delas. A partir daí concluiu: as mulheres desses lugares são verdadeiras heroínas.

Circulando em meio aos motins nos bairros pobres do Quênia até os incontáveis relatos de assassinatos de bandidos e pessoas inocentes na guerra do tráfico nas favelas do Rio de Janeiro, passando pelas vítimas da violência ainda em consequência da guerra civil no Camboja e tantas outras situações extremas em países pobres como Serra Leoa, Libéria e Sudão, JR observou uma característica em comum entre as mulheres que enfrentam realidades tão adversas. Através de suas lentes, conseguiu traçar um paralelo entre essas histórias, além de mostrar para as próprias comunidades os registros através de lambe-lambes posicionados em lugares estratégicos. Ele conta: “fomos até esses lugares conhecer mulheres que lutam pela sobrevivência, que passam por muitos problemas e cujas vidas são muito duras. Todas queriam dividir suas histórias, e quando as escutávamos, pensávamos: ‘nossa! Essa pessoa deve estar morta por dentro.’ Mas daí pedíamos que fizessem pose para a foto, e o que enxergamos foi VIDA! Então eu disse: ‘vou voltar aqui e e expor a sua foto pra que você e toda comunidade possam ver”. Em Março do ano passado, algumas dessas imagens também ilustraram muros, trens e telhados em Paris.

Inicialmente apenas um projeto fotográfico, o material acabou virando um documentário chamado Women are Heroes, apresentado no Festival de Cannes no ano passado e com estreia prevista para o dia 12.

 

Anúncios

Sobre Felipe Lins
Onde eu nasci passa um rio.

One Response to Women are Heroes

  1. leticia says:

    adorei o post! superinteressante!

    bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: