Vivian Maier, a fotógrafa Mary Poppings da vida real ♥

Sabe aquelas histórias de pessoas que compram um quadro numa feira de antiguidade e depois descobrem que a peça vale milhões? Essa história emocionante mostrada pelo Chicago Tonight é parecida com uma delas. Só que nesse caso, o tesouro pode ter revelado também um dos maiores nomes da fotografia do século XX: uma babá que morou em Chicago nos anos 50 chamada Vivian Maier.

Não se sabe muito sobre ela, só que nasceu em Nova Iorque, cresceu indo e vindo entre Estados Unidos e França, depois estabeleceu-se em Chicago, onde trabalhou como babá entre 1950 até meados dos anos 90. Era uma pessoa solitária, falava com um certo sotaque francês, tinha opiniões bastante sólidas sobre cinema e política e andava sempre com sua Rolleiflex nos seus dias de folga.

A genialidade da fotografia de Vivian ficou guardada nos porões da casa onde alugava um modesto quarto em Chicago até que, em 2007, o corretor de imóveis John Maloof, que se dedicava a uma pesquisa para o um livro sobre sua vizinhança, arrematou uma caixa de negativos num leilão na esperança de que algumas das imagens pudessem ilustar o seu livro, o que não aconteceu. Entretanto, o que os mais de 30 mil negativos encontrados revelaram o deixou sem folêgo.

Depois de confirmar o potencial de sua descoberta, John começou um trabalho incansável de pesquisa e catalogação da vida e da obra de Vivian Maier, enquanto aguarda o reconhecimento das principais instituições de arte do mundo, que certamente acontecerá em breve, além da esperada recompensa pelo seu esforço. As fotos são incríveis:

Este slideshow necessita de JavaScript.

E aqui a matéria do Chicago Tonight e o blog criado por Maloof dedicado ao trabalho de Vivian.

Anúncios

Sobre Felipe Lins
Onde eu nasci passa um rio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: