O amor é importante, porra!

Devo confessar, sou um romântico incorrigível, do tipo que chora com pedidos de casamentos alheios e especialmente com cerimônias. Por esse motivo, fiquei chocado há um tempo atrás quando li essa matéria da Jackie Dewe Mathews na Trip sobre o casamento no Quirguistão.

EU OS DECLARO SEQUESTRADOR E MULHER

No Quirguistão um terço das noivas chega ao altar depois de serem sequestradas.
Por Jackie Dewe Mathews.

“Meu pai construiu uma casa nova e disse que era hora de eu arranjar uma esposa. Fui com um grupo de amigos até o dormitório da universidade e roubei Aigul do seu quarto. Ela estava sem sapatos e de pijamas”, conta Bekzat

“Ala kachuu”, no idioma do Quirguistão, significa pegar alguma coisa e sair correndo – incluindo aí moças que mais tarde virarão noivas contra a vontade. No país da Ásia Central, um terço dos casamentos funciona sob uma ética dos tempos da caverna: o rapaz escolhe a felizarda, a leva à força para casa e, junto da família, tenta convencê-la do matrimônio. Caso obtenha sucesso – e, na maioria das vezes, obtém –, na manhã seguinte ela já estará de véu e grinalda.

Algumas noivas são raptadas por amigos, outras por homens que nunca viram na vida e umas poucas escapam após violentas provações. Mas a maioria prefere aceitar seu destino por apego às tradições muçulmanas do país. Após passarem forçadamente a noite na casa de um homem, elas não aguentam viver com sua virgindade e pureza postas em questão.

Os “ala kachuu” foram banidos durante o regime soviético no país e continuam ilegais, porém os sequestradores são raramente condenados. Desde a declaração de independência do Quirguistão, em 1991, o número de sequestros galopou, por uma série de razões: são tidos como parte da identidade nacional; existem poucos espaços na sociedade para os dois sexos se misturarem, mas há uma forte pressão para que os homens arranjem uma esposa até uma certa idade; para as pobres famílias quirguizes, a modalidade anacrônica de matrimônio sai bem mais em conta do que os casórios tradicionais com suas cerimônias cheias de pompa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos de Jackie Dewe Mathews.

Agora perdoem meu pensamento ocidental, mas eu acho mesmo é que…

E isso é tão verdade que eu tenho essa foto da Ivi pendurada na parede da minha casa.

Sobre Felipe Lins
Onde eu nasci passa um rio.

Deixe um comentário

